domingo, 15 de dezembro de 2024

SIDA - modo de transmissão, prevenção e tratamento

 Como se transmite?

  • -Sexo sem uso de preservativo (anal e vaginal);
  •        -Sexo oral com ejaculação na boca;
  •        -Partilha de material corto-perfurante;
  •        -Transmissão vertical (mãe-filho): gravidez, parto e amamentação.
Prevenção
  • -Utilizar preservativo em todas as práticas sexuais (sexo oral, vaginal e anal);
  •        -Evitar ejaculação na boca no sexo oral;
  •        -Evitar partilha de material corto-perfurante;
  •       -Recorrer a avaliação médica urgente para ponderar Profilaxia Pós – Exposição (PPE) quando existe ausência ou falha do uso do preservativo, partilha de material cortante ou acidente com material corto-perfurante o mais rapidamente possível até às 72 horas;
  •      - Recorrer a avaliação médica para ponderar Profilaxia Pré – Exposição (PrEP) quando se está em elevado risco de contrair a infeção.
Tratamento
O VIH é uma doença crónica, não existindo cura para a infeção. O tratamento é delineado pelo médico e consiste na combinação de antirretrovirais que nunca devem ser suspensos. Atualmente, as pessoas seropositivas que se encontram em tratamento e apresentam a carga vírica indetetável (baixo número de cópias do vírus no sangue) não transmitem a infeção durante as práticas sexuais, a gravidez, o parto e a amamentação.

Rastreio do VIH/SIDA

     O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro. Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.

    Decorreu no dia 13 de Dezembro de 2024 o Rastreio de deteção e aconselhamento VIH/Sida no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. 
    Este rastreio era destinado a alunos acima dos 16 anos de idade e a toda restante comunidade educativa. Esta atividade foi realizada pela equipa de Saúde escolar e pelo Núcleo de deteção e aconselhamento VIH/Sida existente na UCC de Alfândega da Fé.







    No total aderiram cerca de 28 pessoas ao rastreio, sendo 6 do sexo masculino e 22 do sexo feminino.  Foi realizado ao longo do rastreio, aconselhamento e esclarecimento individual acerca desta temática e distribuído um panfleto abordando os sinais de alerta, prevenção e diagnóstico  do VIH/Sida. Gostaria de destacar como ponto forte, sem dúvida e mais uma vez, a boa adesão da comunidade educativa a esta iniciativa.