quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Rastreio Avaliação de Risco de Diabetes Tipo II

    Decorreu no dia 26 de Novembro de 2026 a Avaliação de Risco de Diabetes Tipo II, esta atividade foi levada a cabo pela Equipa de Saúde Escolar e alunos  estagiárias de 4º ano de Enfermagem do IPB de Bragança.

Esta atividade esteve inserida na Comemoração da semana da Diabetes.

Trata-se de relembrar a Diabetes e de relembrar a importância do conhecimento sobre a doença, do seu diagnóstico precoce e do seu tratamento e controlo.

    Apesar de todos os esforços a nível mundial os números continuam muito elevados. Em 2021 existiam 537 milhões de diabéticos no mundo.  Em Portugal, 14,1% da população é diabética e 28,6% tem hiperglicemia intermédia (glicemia alterada, mas não suficientemente elevada para ser considerada Diabetes) representando 42,7% da população, num total de 3.3 milhões de portugueses com Diabetes ou em risco de a desenvolver. Cabe a cada um de nós, e a todos, enquanto comunidade médica e civil alertar, prevenir e apoiar o tratamento das pessoas com Diabetes.

 Como já dito anteriormente, esta atividade baseia-se na Avaliação de Risco de Diabetes Tipo II, esta avaliação tem como finalidade  que os participantes após saberem qual o seu risco, Agir.




Apesar de nos tornarmos repetitivos e insistentes é nos hábitos de vida saudáveis que assenta a base da prevenção e tratamento da Diabetes.
    Uma alimentação saudável e equilibrada, com poucos hidratos de carbono (açucares) e rica em fibras, vitaminas e proteínas é fundamental. Privilegiar os produtos  frescos e da época que se tornam economicamente mais acessíveis facilita esta tarefa.
Realizar regularmente exercício físico também é fundamental não só porque permite regular o peso e o controle da glicemia, mas também contribui para o bem-estar psíquico de todos nós. Uma caminhada feita regularmente 3x/ semana com uma duração de 30 minutos é um bom começo e facilmente exequível.
Agirmos de forma adequada para prevenirmos a Diabetes e, no caso dos que já têm a doença, obter um bom controle da mesma é fundamental.

Aderiram a este rastreio cerca de 49 profissionais de educação,  40 participantes do sexo feminino e 9 do sexo masculino.


Baixo
Ligeiro
Moderado
Alto
Muito Alto
Masculino
 5
 3
 0
 0
 1
Feminino
 20
 15
 2
 2
 1




Como ponto forte desta atividade sem dúvida a adesão por parte da comunidade educativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário